quarta-feira, 18 de maio de 2011

POR ONDE COMEÇAR



                                                                                                                ROSANGELA DE ARAUJO
Resumo
O texto Por onde começar? faz uma comparação entre o escritor e o leitor em relação as suas experiências de leituras e relata sobre o início dos primeiros livros infantil no Brasil.
 Segundo o texto o escritor é um criador que produz através de sua experiência de leituras e a partir da ir dá azas a sua imaginação inventando pessoas, lugares, épocas e enredos diversificados. No entanto o leitor também traz algum tipo de experiências como bagagem de conhecimentos que precisa ser respeitados por quem escreve, caso contrário pode haver um choque entre ambos.
 Os primeiros livros para criança escrito e publicados por brasileiros  em nosso país, surgem  ao final do século XIX, marcado pela ascensão de uma  nova classe média Urbana na sociedade.
  É nesse ponto que o novo mercado começa a se apresentar. Mas para atender de prontidão os anseios da nova classe o jeito foi os escritores brasileiros apelar para as traduções de obras estrangeiras, já que o Brasil não tinha tradição em escrever livros para crianças. Essas obras seguiram história de origem portuguesas  e também as tradições populares ,narrativas parecidas àquelas que as mães, amas-de-leite, escravas contavam em voz alta, desde de quando as criancinhas  eram bem pequenas.
Os escritores brasileiros repetiam o que ocorriam na Europa, porém nesse percurso acabaram inventando a literatura brasileira e abrindo caminho que já ultrapassa para mais de cem anos. Dessa forma praticando cada um ao seu modo a Lei de Lavoiser os desbravadores da literatura infantil brasileira  como Carl Jansen, Figueredo Pimentel e Olavo Bilac, deram  sua grande contribuição para o aparecimentos dos livros nacionais para crianças .E temos em Monteiro Lobato o  sucessor desse núcleo original  o orgulho literário que ainda hoje nos permitem  lê e relê livros infantis  graças a esse patrimônio literário.
 Conforme a leitura dos textos o escritor quanto o leitor já possui um conhecimento prévio que os auxiliam na compreensão dos textos, que são adquiridos através da leitura. Por isso tal é a importância da literatura infantil para o conhecimento das crianças através de histórias contadas seguindo tradições de uma cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário